Categorias
Qualidade de vida

6 sugestões para uma vida mais leve na Europa

Isso não é mais segredo para ninguém: imigrante que quer uma vida baseada na produtividade, em ganhar e juntar dinheiro, emigra para países como Estados Unidos, Japão e Austrália. Mas quem deseja qualidade de vida, o caminho não é outro: vem para a Europa.

Mas, por muito brasileiros que somos, às vezes fica difícil desacelerar, sair da lógica da produtividade tão presente no Brasil e se entregar àquela vida mais tranquila voltada para o bem-estar e para a família que é o cerne estrutural da Europa e é o que a maioria de nós desejamos e viemos buscar aqui.

Então, nesse impasse entre ter a possibilidade de viver com tranquilidade e leveza e não conseguir vivê-la porque não estamos acostumadas com isso, o que acontece? Conflitos internos, culpa, questionamentos, dúvidas, sofrimento…

Tem pessoas tão vidradas na produtividade que tem até dificuldade em relaxar e aproveitar o que a Europa tem a nos oferecer. O ideal é, claro, trabalhar isso em terapia e entender os seus motivos inconscientes para não conseguir aproveitar. Mas, enquanto esse dia não chega, te dou de presente seis sugestões para você tentar levar a sua vida com mais leveza:

  1. Manter o trabalho equilibrado com a vida pessoal: Na Europa, muitas pessoas valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. As pessoas costumam trabalhar um número limitado de horas por dia ou por semana e têm tempo para se dedicar a atividades fora do trabalho, como hobbies, esportes ou viagens.
  2. Ter uma rotina de autocuidado: Por aqui é super comum as pessoas dedicarem tempo para cuidar da mente e do corpo. Por isso, é costume fazer exercício regularmente, meditar, dormir o necessário e manter uma dieta saudável e equilibrada.
  3. Desenvolver uma conexão com a natureza: A Europa é rica em beleza natural, e as pessoas por aqui adoram desfrutar de passeios em meio à natureza. Fazer atividades junto à montanhas, praias, rios e florestas tem o potencial de revigorar as pessoas, principalmente na primavera e no verão. Entre as atividades mais realizadas, estão as caminhadas, camping, esportes aquáticos ou simplesmente apreciar a beleza natural junto de uma boa companhia.
  4. Aprender novas línguas e culturas: O continente europeu é diverso, rico em culturas e línguas diferentes. As pessoas por aqui valorizam a oportunidade de aprender novas línguas e culturas, o que pode levar a novas amizades, conhecimentos e perspectivas.
  5. Criar relações pessoais sólidas: As relações pessoais são muito fortes e valorizadas, e as pessoas costumam investir tempo em suas amizades e relacionamentos. Os europeus costumam sair para tomar café, jantar em família ou participar de atividades em grupo.
  6. Ter tempo para a família e os amigos: Essa é um desdobramento da anterior. A vida pode ser bem agitada, mas os europeus reconhecem que é fundamental ter tempo para as pessoas que são importantes para si. Por isso eles costumam dedicar tempo para seus entes queridos, socializar e criar memórias afetivas.

E aí, o que achou? Você já pratica alguma dessas sugestões para viver com mais leveza?