Categorias
Europa

Ameaça terrorista na Suécia. Devo me preocupar?

No último 17/08 a Suécia decidiu subir o nível de alerta à ameaças terroristas de 3 para 4 (o máximo é 5).

Porque isso?
Isso ocorreu após dois homens queimarem um exemplar do Corão, no final de julho, em frente ao Parlamento sueco. Esse ato foi sucedido por outro em junho, onde a ação se repetiu em frente a maior Mesquita de Estocolmo.

Retaliações?
O mundo muçulmano sofreu fortes tensões com esses atos e a embaixada sueca em Bagdad foi incendiada. Lançaram um coquetel molotov contra a embaixada sueca em Beirut, que felizmente não chegou a explodir. E a Al Qaida convocou ataques terroristas contra a Suécia. Por isso o nível de ameaça terrorista subiu de 3 – alto para 4 – crítico.

Moro na Suécia. Devo me preocupar?
Bom, vamos lá: viver em um país que está sob constante vigilância terrorista não é agradável. Além disso, viver com medo não é saudável. Vamos pensar: a Suécia já tinha uma classificação alta até o dia 16/08 e aparentemente estava tudo “bem”. Foi preciso que a segurança pública do país mudasse a classificação para que os demais países parassem de recomendar que seus cidadãos viajassem para lá, como foi o caso da Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Eu sei que basta um atentado para que algo terrível aconteça. Mas não é porque o país aumentou o risco de ameaça terrorista, que necessariamente haverá ameaça. O que significa, isso sim, é que o cuidado e a atenção contra o terrorismo no país, do ponto de vista da segurança pública, foram ampliados e novos procedimentos foram adotados para que o ato terrorista não ocorra.

Há países que têm baixíssima probabilidade de ocorrer um ato terrorista e, quando menos se espera, acontece. Mas, quanto mais preparado está um país, como é o caso da Suécia agora, menores são as probabilidades de acontecer.

Agora, volto a repetir o que já falei acima e que é o mais importante que você vai ler nesse texto: não dá pra viver em um país com medo, não é saudável, a sua saúde mental não aguenta. Provavelmente você saiu do Brasil por causa do medo, certo? Então…

Apenas viva a sua vida tranquilamente. Confie no governo e na segurança do país que você escolheu viver e, se não conseguir lidar bem com isso, já sabe: procure uma psicóloga intercultural para conversar sobre os seus anseios.

Bom, hoje vou ficando por aqui.

Quer conversar sobre esse tema? Será um prazer te ler nos comentários!