Categorias
Qualidade de vida

6 sugestões para uma vida mais leve na Europa

É possível ter uma vida diferente – mais leve e menos voltada para a produtividade – do que aquela que você tinha no Brasil?

Isso não é mais segredo para ninguém: imigrante que quer uma vida baseada na produtividade, em ganhar e juntar dinheiro, emigra para países como Estados Unidos, Japão e Austrália. Mas quem deseja qualidade de vida, o caminho não é outro: vem para a Europa.

Mas, por muito brasileiros que somos, às vezes fica difícil desacelerar, sair da lógica da produtividade tão presente no Brasil e se entregar àquela vida mais tranquila voltada para o bem-estar e para a família que é o cerne estrutural da Europa e é o que a maioria de nós desejamos e viemos buscar aqui.

Então, nesse impasse entre ter a possibilidade de viver com tranquilidade e leveza e não conseguir vivê-la porque não estamos acostumadas com isso, o que acontece? Conflitos internos, culpa, questionamentos, dúvidas, sofrimento…

Tem pessoas tão vidradas na produtividade que tem até dificuldade em relaxar e aproveitar o que a Europa tem a nos oferecer. O ideal é, claro, trabalhar isso em terapia e entender os seus motivos inconscientes para não conseguir aproveitar. Mas, enquanto esse dia não chega, te dou de presente seis sugestões para você tentar levar a sua vida com mais leveza:

  1. Manter o trabalho equilibrado com a vida pessoal: Na Europa, muitas pessoas valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. As pessoas costumam trabalhar um número limitado de horas por dia ou por semana e têm tempo para se dedicar a atividades fora do trabalho, como hobbies, esportes ou viagens.
  2. Ter uma rotina de autocuidado: Por aqui é super comum as pessoas dedicarem tempo para cuidar da mente e do corpo. Por isso, é costume fazer exercício regularmente, meditar, dormir o necessário e manter uma dieta saudável e equilibrada.
  3. Desenvolver uma conexão com a natureza: A Europa é rica em beleza natural, e as pessoas por aqui adoram desfrutar de passeios em meio à natureza. Fazer atividades junto à montanhas, praias, rios e florestas tem o potencial de revigorar as pessoas, principalmente na primavera e no verão. Entre as atividades mais realizadas, estão as caminhadas, camping, esportes aquáticos ou simplesmente apreciar a beleza natural junto de uma boa companhia.
  4. Aprender novas línguas e culturas: O continente europeu é diverso, rico em culturas e línguas diferentes. As pessoas por aqui valorizam a oportunidade de aprender novas línguas e culturas, o que pode levar a novas amizades, conhecimentos e perspectivas.
  5. Criar relações pessoais sólidas: As relações pessoais são muito fortes e valorizadas, e as pessoas costumam investir tempo em suas amizades e relacionamentos. Os europeus costumam sair para tomar café, jantar em família ou participar de atividades em grupo.
  6. Ter tempo para a família e os amigos: Essa é um desdobramento da anterior. A vida pode ser bem agitada, mas os europeus reconhecem que é fundamental ter tempo para as pessoas que são importantes para si. Por isso eles costumam dedicar tempo para seus entes queridos, socializar e criar memórias afetivas.

E aí, o que achou? Você já pratica alguma dessas sugestões para viver com mais leveza?

Por Raquel Duaibs

Psicóloga, Mestre em Migrações (Universidad de Almería), Doutora (Università di Bologna/Unicamp), Mestre (UFSCar). Autora do Programa 21 Pílulas de Autoconhecimento para Imigrantes. Especialista em atendimento clínico de imigrantes brasileiras que vivem na Europa em busca de uma vida com mais protagonismo, qualidade, bem-estar, saúde mental, satisfação e desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *